Fazer a reciclagem é muito importante porque ao reciclar estamos ajudar o meio ambiente. O estado vai obrigar a empresa que recolhe as embalagens e os medicamentos fora de uso a enviar as caixas para a reciclagem, porque os resíduos que as pessoas entregam nas farmácias são enviadas para as incineradoras e em vez de serem reciclados e aproveitados são queimados. A alteração constará na nova licença, que esta a ser negociada com o governo. Com a nova licença, serão aproveitados e reciclados os resíduos de cartão, plástico e vidro, e compõem por exemplo os pacotes de medicamentos e os frascos de xarope. Também estão a estudar a hipótese de vir construir uma unidade de triagem e reciclagem para separar e tratar os resíduos. Mas os remédios terão de continuar a ser queimados nas incineradoras, porque os produtos contêm substâncias perigosas, principalmente os antibióticos e por isso tem de ser queimados. Assim, ao serem queimados, é mais seguro porque há sempre o perigo de voltarem a ser vendidos ou então irem parar num aterro e contaminarem o solo a longo prazo. Para que a nossa relação com os medicamentos tenha um final feliz, há que respeitar um conjunto de regras em nome da saúde, mas também do ambiente.
segunda-feira, dezembro 06, 2010
Núcleo gerador: Reflexividade e pensamento crítico CP DR4
Reflexão crítica sobre estereótipos culturais
Ao longo dos tempos sempre houve modelos e tipos que foram copiados ou seguidos pela maioria da população. De certa forma a moda é o estereótipo mais influenciador dos tempos modernos. Ela influencia os gostos e as tendências estéticas do nosso tempo. A beleza é assim imposta por uma indústria que promove uma imagem de mulher magra e esbelta. De facto a maior parte das mulheres não está de acordo com que a indústria da moda apresenta como modelo. Estas situações podem provocar um sentimento geral de insatisfação junto daquelas pessoas que pretendem acompanhar as tendências da moda, muitas jovens raparigas que num esforço exagerado de seguirem os seus modelos entram no mundo da anorexia. Os estereótipos impostos pela comunicação social, pela moda e pela publicidade são formas extremas de pressão sobre os cidadãos e sobre os consumidores. A felicidade é granjeada num campo virtual de imitação de modelos impostos por interesses económicos sem que deles se apercebam os cidadãos e consumidores menos esclarecidos. Ser feliz é acompanhar a moda e possuir o que a publicidade impõe, mesmo que para isso sejamos obrigados a fazer enormes sacrifícios para recrutar recursos que nos permitam adquirir esses bens. Uma vida simples e verdadeiramente comandada por nós mesmos, sem constrangimentos da publicidade ou da moda podem ser um caminho difícil, mas mais eficiente de nos conduzir a tranquilidade e a realização social. A cultura, a espiritualidade e a identidade são alternativos a esta ânsia de copiar os outros de ser como eles, de sermos comandados por estereótipos que apenas favorecem quem as promove.
17/11/2010 CP
Núcleo Gerador: Reflexividade e Pensamento Crítico Dr4
As pessoas no Magusto convivem e conversam umas com as outras sobre diversos assuntos. Ao conversar umas com as outras formam opiniões. Porque sempre que uma pessoa dá uma opinião diz as razões dessa opinião e isso pode alterar a opinião do outro. Por exemplo duas pessoas podem falar sobre o presidente da câmara em que uma tem uma opinião mais favorável e outra menos. Cada uma diz a outra as razões porque pensa bem do Presidente ou mal. E isto pode levar a que as opiniões se alterem.
STC
Aterros sanitários
Os aterros sanitários são uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias e hospitais. Grande parte deste lixo é formada por recicláveis. Nos aterros sanitários é comum encontrar plásticos, vidros, metais e papeis. Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Os aterros sanitários são importantes porque seleccionam a maior parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades.
Biogás em aterros sanitários
O biogás é um combustível gasoso com um conteúdo energético semelhante ao gás natural é composto principalmente por hidrocarbonetos. Os resíduos sólidos urbanos, que contêm significativa parcela de matéria orgânica biodegradável, passam por um processo de digestão anaeróbia. O processo de digestão anaeróbia dos resíduos ocorre pela acção de micro organismos que transformam a matéria orgânica em um gás conhecido como biogás. O biogás gerado nos aterros sanitários, por conter composição com metano e dióxido de carbono é um dos gases formadores do fenómeno conhecido como efeito de estufa e que vem contribuir para o aquecimento do planeta. Assim o biogás gerado nos aterros sanitários deve ser drenado e queimado para a mitigação dos efeitos causados pelo lançamento na atmosfera.
CP NG3:Reflexividade e pensamento crítico
Reflexão acerca de estrutura organizacional da empresa onde trabalho
A empresa onde trabalho é constituída apenas pelo patrão e por mim. Gosto de trabalhar lá porque é um ambiente bom, porque o patrão não é exigente e, assim trabalha-se melhor e ando com mais vontade de fazer o trabalho e tento dar o meu melhor. Quando os patrões são exigentes não se tem muita vontade de trabalhar e por vezes ate se faz os trabalhos mais devagar porque perdesse a vontade de fazer as coisas. Agora se os patrões forem bons só têem a ganhar porque o empregado anda mais motivado e consegue-se fazer melhor as coisas o que traz lucro tanto para o patrão como para o empregado. Na minha opinião uma estrutura hierárquica deve ser baseada no respeito, confiança e compreensão tanto da parte do empregado como da parte do patrão.
SLC DR3 Recursos naturais.
Resumo de uma noticia de um terramoto, saído da revista, visão.
Há uma semana, na madrugada de 26 de Dezembro de 2004, um terramoto atingiu dramaticamente diversos países do sudoeste Asiático, destruindo e matando.
Hoje sabe-se que a tragédia ainda não terminou e que o cenário pode piorar.
Ao choque inicial da devastação, seguido a dor pelas perdas humanas e materiais. Embora se sucedam as ajudas internacionais aos sobreviventes, tema-se o aumento das mortes devido a fome, a sede e as doenças.
"Lágrima de Preta" CP NG3 DR1
Alguém encontrou uma negra que chorava. Esse alguém pediu-lhe uma lágrima para analisar. Fez todos os procedimentos para verificar as qualidades da lágrima tentou a frio, tentou a quente, diversificou as técnicas de análise laboratorial e chegou sempre à mesma conclusão, a lágrima era apenas composta de água e cloreto de sódio não encontrou nada mais. O autor quer dizer que todas as lágrimas sejam de quem forem são todas iguais. O sofrimento não tem cor nem raça. Não é por ser negro que se é diferente. Todos somos iguais no sofrimento e na dor por isso temos de respeitar todas as diferenças das pessoas. O autor do poema está a tentar dar o seu grito sobre o racismo.
Cartoon: Comentário CLC
Luís Afonso, in Pública, 11 de Abril de 2004
No cartoon observamos o planeta terra que está a ser transmitido de geração em geração. No final do desenho vemos o planeta cheio de poluição e as mãos do Homem a rejeitar a terra. A mensagem é de carácter ambiental e é preciso ter cuidado com a terra.
CLC Quadras de S.Martinho
No dia de são Martinho
Há uma grande festa
Também se prova o vinho
E dorme-se uma soneca.
No dia de são Martinho
Grande festa vamos ter
Todos juntos: Professores e Alunos
Castanhas vamos comer.
No dia de são Martinho
A professora lembrou festejar
Mas esqueceu-se um bocadinho
De um copo pagar.
quarta-feira, novembro 24, 2010
Catástrofes Ambientais CLC
Áreas de risco | Origem | Consequências | Prevenção | |
Margens das placas continentais | Sismo Aumento da pressão nas câmaras magmáticas | Poluição Perda de vidas Desabamentos de terra | Estudos geológicos sobre o interior da terra Não construir em áreas de risco Sistemas de alerta |
sexta-feira, novembro 19, 2010
CLC
Os 3 R (Reduzir, Reutilizar e reciclar)
A reciclagem é uma das possibilidades de contribuir para a do ambiente. Mas antes de pensarmos na reciclagem, temos de pensar em reduzir e em reutilizar. Se tivermos preocupações com a redução do consumo e se usarmos menos embalagens produziremos menos lixo, e por isso, não necessitaremos de reciclar. Também se reutilizarmos alguns produtos, por exemplo, livros evitaremos desperdícios. Mas se estas duas acções não são suficientes, temos de nos preocupar com a reciclagem e com o uso dos ecopontos. Separando os produtos e colocando-os nos ecopontos, estamos a evitar que os resíduos poluam o ambiente. No caso do vidro, pode ser reciclado perpetuamente. Assim, para além de evitar lixos indesejados, evita-se o uso de energias e assim menos se polui. No caso da reciclagem do papel, são evidentes as vantagens da reciclagem. O papel depositado nos ecopontos pode ser reutilizado, evitando desta forma, que muitas árvores sejam derrubadas para a produção de papel. Os plásticos, os metais e outros produtos podem ser transformado em novas matérias-primas. Por isso, temos de fazer um esforço individual dar o nosso contributo para a separação do lixo que vamos produzindo, depositando-o nos ecopontos. E desta forma, todos a contribuir para a despoluição e a poupar energia e recursos económicos.
quarta-feira, novembro 17, 2010
segunda-feira, outubro 18, 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)